Atualmente, o congelamento de óvulos é a única técnica existente de preservação da fertilidade da mulher. É, portanto, o maior aliado para quem quer fazer um planejamento reprodutivo com segurança.
Na sociedade de hoje, muitas mulheres têm escolhido adiar a maternidade por diversos motivos (estudos, carreira, busca por um parceiro ideal etc.). No entanto, o relógio biológico feminino não mudou.
Vivemos o auge da fertilidade quando jovens, na faixa dos 20 anos. Esse período se estende até por volta dos 35, já havendo uma queda gradual nas chances de gravidez. Depois dos 35, as chances caem drasticamente.

Isso acontece porque os óvulos também envelhecem. E, nesse processo natural, acabam perdendo qualidade e dificultando a gestação. Além disso, a reserva ovariana (número de óvulos ainda disponíveis no estoque com que cada mulher nasce) começa a diminuir, até eventualmente acabar.
Nesse cenário, o congelamento de óvulos entra como uma solução para preservar a fertilidade e a possibilidade de planejar uma gestação futura. Com a vantagem de que o óvulo congelado não envelhece, mas permanece sempre com a idade biológica e a qualidade de quando foi coletado.

class="instagram-media" data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/reel/CRbacgYAt_k/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading" data-instgrm-version="14" style="background:#FFF;border:0;border-radius:3px;box-shadow:none;margin:0;max-width:540px;min-width:326px;padding:0;width:100%;">


class="instagram-media" data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/reel/C56ciwauIAU/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading" data-instgrm-version="14" style="background:#FFF;border:0;border-radius:3px;box-shadow:none;margin:0;max-width:540px;min-width:326px;padding:0;width:100%;">


class="instagram-media" data-instgrm-captioned data-instgrm-permalink="https://www.instagram.com/reel/C-s0G8wvRep/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading" data-instgrm-version="14" style="background:#FFF;border:0;border-radius:3px;box-shadow:none;margin:0;max-width:540px;min-width:326px;padding:0;width:100%;">