A transferência embrionária é o grande momento do tratamento de fertilização in vitro (FIV): é quando o embrião, já formado em laboratório, é colocado no útero para que possa se implantar e dar início a uma nova vida.

O procedimento é simples e feito com a paciente acordada, em um ambiente tranquilo, podendo ser acompanhada do(a) parceiro(a). Muitas vezes, é descrito pelos casais como o momento mais emocionante de toda a jornada.

Existem diferentes formas de realizar a transferência:

  • Ciclo a fresco: acontece no mesmo ciclo da estimulação. O embrião, geralmente no 5º dia de desenvolvimento (blastocisto), é transferido diretamente para o útero.
  • Ciclo natural: aproveita o ritmo natural do corpo da paciente, acompanhando a ovulação até o momento certo para receber o embrião.
  • Ciclo natural modificado: quando usamos pequenas doses de medicação para ajudar a programar o ciclo. O embrião é descongelado e transferido no mesmo dia.

Mais do que um procedimento médico, a transferência embrionária é um marco na história de quem sonha com a maternidade e a paternidade. É o instante em que ciência e esperança se encontram para abrir caminho a uma nova vida.